O presidente do Conselho Deliberativo da AEMFLO e CDL-SJ, Conrado Coelho Costa Filho, na qualidade de diretor da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), participou em Brasília do 3º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nos dias 28 e 29 de outubro, com a presença de mais de 900 empresários, sendo 30 representantes de Santa Catarina.
Convidado para um painel sobre associativismo, Conrado Filho falou sobre a atuação dos sindicatos patronais nas suas bases territoriais , com foco nas negociações coletivas. “Foi um espaço aberto à troca de experiências, vindas de diversas regiões do país”, disse o empresário, que é presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas da Grande Florianópolis. “Foi possível constatar que o componente político ainda é determinante para o sucesso ou o fracasso de determinada negociação, fazendo com que em alguns momentos – dependendo da linha de atuação de cada sindicato – as negociais sejam tranqüilas e rápidas e, em outros, complicadas e desgastantes”.
Ele disse que está havendo um esvaziamento das negociações coletivas em razão da adoção de leis federais para a solução de problemas pontuais. “Não podemos, por causa de deficiências regionais, adotar regras que imponham modificações em nível nacional nas relações entre capital e trabalho”, observou.
TEMAS PRINCIPAIS - Nos dois dias de discussões, o 3º ENAI tratou de cinco grandes temas: inovação e produtividade na indústria; sistema trabalhista e impactos na competitividade industrial; tributação e os desafios para a indústria; infra-estrutura e meio ambiente; além da inserção internacional da economia brasileira.
Diversos nomes de peso participaram dos debates, entre eles o vice-presidente da República, José Alencar, os ministro da Economia, Guido Mantega, e da Educação, Fernando Haddad, do Trabalho, Carlos Lupi, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; da Câmara, Arlindo Chinaglia; e do Senado, Garibaldi Alves.
Mais informações sobre o encontro: www.cni.org.br/encontrodaindustria