Acesso Rápido

Notícias

21º Congresso da CACB enfatiza a falta de mão de obra mundial

16/08/2011

A capital baiana recebeu mais de mil líderes empresariais nos dias dez e 11 de agosto para o 21º Congresso da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e para a comemoração dos 200 anos da primeira associação comercial do país. Um dos principais debates foi à preocupação mundial com a falta de mão de obra qualificada.

Werner Lindig, diretor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento do Bavarian Employers Associations, Alemanha, ressaltou que a falta de mão de obra qualificada está levando as associações empresariais germânicas a investirem em capacitação. O aumento da carga de horário semanal, uma negociação que envolve as associações, o governo, os sindicatos e a sociedade, seria outra proposta elencada. Segundo Lindig, mais de 70% das empresas da Alta Baviera, região Sul da Alemanha, procuram mão de obra qualificada. Outra mudança que deve acontecer em breve na região é a idade para se aposentar, que deve passar de 65 para 67 anos.


(Esq. p/ dir.) Vice-presidente de Assistência e Serviços da AEMFLO, Victor Alexandre de Souza, vice-presidente de Relações Institucionais da AEMFLO, Marcos Antonio Cardozo de Souza e o Conselheiro da AEMFLO, José Carlos de Souza representaram a entidade no 21º Congresso da CACB, Salvador, Bahia

A classe política também se fez presente no evento. O discurso mais positivo para os empresários foi do deputado federal, PT, Pepe Vargas, que é presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas na Câmara dos Deputados em Brasília/DF. Vargas declarou que existe um acordo fechado para votação ainda em agosto da alteração na tabela do Simples Federal e que deve entrar em vigor ainda este ano, ou no máximo em Janeiro de 2012. “Esperamos que a lei seja realmente aprovada com agilidade, pois as micro e pequenas empresas juntamente com as indústrias são o alicerce do mercado interno, fundamental para que o Brasil passe mais uma vez bem por esta nova crise que assola o mundo”, declarou Victor Alexandre de Souza, vice-presidente de Assistência e Serviços da AEMFLO, e que também participou no congresso em Salvador.

O congresso encerrou com a indicação por unanimidade do presidente José Paulo Dornelles Cairoli para um novo mandato à frente da CACB. O caminho para a reeleição foi construído pelos presidentes das Federações, presentes no encontro em Salvador, e foi anunciado pelo presidente da Federação do Rio de Janeiro, Jésus Mendes Costa.

16/08/2011

Mais notícias