Acesso Rápido

Notícias

20 anos: o plano é real

09/07/2014

Diante de um cenário sem muita esperança para a população brasileira, 20 anos atrás, o então presidente Itamar Franco teve um ato audacioso de convidar um sociólogo para assumir o ministério da fazenda. Um ato, certamente visionário, pois naquele momento precisávamos de alguém com mais credibilidade que conhecimento técnico. Fernando Henrique Cardoso teve a humildade de convocar algumas das melhores cabeças do país para traçar estratégias e vencer a superinflação que assolava o nosso país.

Esse grupo precisava retomar a confiança da população e dos investidores após período de moratória, planos econômicos desastrosos e o impeachment de um presidente, criando um processo transparente sem congelamentos, confiscos e sustos.

O plano exigiu uma dose de sacrifício de todos os segmentos, como arrochos salariais, ajuste fiscal rigoroso, aumento de impostos. E apesar daqueles que se colocaram contra tudo por motivos eleitoreiros, o país se encorajou. No quesito social, FHC não esqueceu de diminuir as diferenças causadas pela superinflação, destinando um percentual significativo da arrecadação para fundos sociais, nascendo então as “bolsas”, que tiveram permanência e ampliação pelos governos sucessores.

A desindexação promoveu a queda da corrente inflacionária e permitiu aos empreendedores uma visão de futuro, principalmente para as indústrias. Esse plano marcou uma das maiores ações de cidadania promovidas por um governo, que é a condição de manter com dignidade a sua própria família.

Aquela atitude audaciosa de Itamar Franco em colocar um sociólogo numa pasta econômica precisa ser repetida. A mudança é necessária e não podemos mais manter a inflação longe de nossas vidas se continuarmos apostando em uma sociedade de consumo sem mexer na infraestrutura, sem promover um novo choque de gestão nas contas públicas e sem ter o povo novamente ao lado do país. O desafio continua.

Victor Alexandre de Souza
Vice-presidente da AEMFLO e CDL-SJ


Victor Alexandre de Souza, vice-presidente da AEMFLO e CDL-SJ

09/07/2014

Mais notícias