Com o objetivo de educar a população sobre o valor abusivo dos impostos, a 10ª edição do Feirão do Imposto, promovida pelo JEM (Núcleo de Jovens Empreendedores) da AEMFLO e CDL-SJ, movimentou o último sábado (15) com duas ações. Abaixo-assinado, estande e mostra de produtos com e sem tributos, além da venda de gasolina comum, isenta de tributos, fizeram parte do evento em São José.
A primeira ação, realizada no Posto Galo, em Campinas, atendeu cerca de 110 carros e vendeu três mil litros de gasolina sem impostos aos motoristas que passaram pelo local. Aproveitando a movimentação, representantes do JEM distribuíram panfletos explicativos sobre a quantidade de impostos que incide sobre cada produto e realizou um abaixo-assinado do programa Brasil Eficiente, movimento que pretende coletar 1,5 milhões de assinaturas em prol da redução de 10% da carga tributária em dez anos.
Educar a população sobre a abusiva carga tributária brasileira foi o objetivo dos jovens empreendedores da AEMFLO e CDL-SJ
No Shopping Itaguaçu, um painel que imitava uma prateleira de supermercados com diversos produtos e os respectivos preços, com e sem os impostos, foi exposto e assustou a população que parou e percebeu a alta carga tributária cobrada nos produtos. Representantes do JEM esclareceram dúvidas dos visitantes e também foram recolhidas mais de 900 assinaturas para o abaixo-assinado do Brasil Eficiente. A professora Claudete Rangel, que visitou o estande do Feirão do Imposto, ficou impressionada ao ver a carga tributária que se paga no país. “Fiquei chocada com o que pagamos de impostos sobre cada mercadoria. A pergunta é: onde vai parar esse dinheiro?”, questiona.
A professora Claudete Rangel (dir.) passou pelo evento e se assusto com a alta carga tributária
Para o coordenador do JEM, Ricardo Marques, a ação foi bem sucedida e cumpriu com sua missão. “O Feirão do Imposto 2012 deixou a sensação de dever cumprido. Constatamos que temos muito trabalho pela frente, pois podemos avaliar que muitos cidadãos desconhecem a alta carga tributária existente no país”, analisa.
O Feirão do Imposto, que aconteceu no mesmo dia em várias cidades brasileiras, foi uma parceria com o Cejesc (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina) e uma ação anual da Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários).
Link Relacionado
:: Confira a galeria de fotos do Feirão do Imposto em São José