Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. Também pode ser chamado de marketing interno, que busca melhorar imagem da instituição entre os seus funcionários, colaborando para uma equipe motivada e produtiva.
O endomarketing normalmente é executado em conjunto pelo marketing e RH. A união desses dois setores estabelece estratégias e ações que podem trazer resultados interessantes. Confira algumas maneiras que o endomarketing pode ser aplicado na sua empresa:
1. Pesquisas com colaboradores
Entenda como eles enxergam o seu negócio e como avaliam o ambiente de trabalho. Lembre-se de tornar a pesquisa com colaboradores uma tarefa recorrente, para comparar e avaliar os resultados das ações executadas.
2. Comunicação
Não importa o tamanho da sua empresa, é importante que se tenha uma forma estruturada de comunicação interna. Informações institucionais e avisos devem ser repassados de forma sistematizada para todos os funcionários. Aproveite canais como intranet, jornal mural, e-mail, news interna ou grupos de whatsApp.
3. Ações de integração e comemoração de resultados
Elas servem tanto para integrar os colaboradores com a empresa, como entre eles próprios. Promova atividades que aproximam e fortalecem o espírito de equipe. Happy hour, almoço e comemoração de aniversariante do mês são alguns exemplos, mas é possível ir além. Bateu a meta? Faturou aquela conta difícil? Fechou um contrato? Ganhou um prêmio? Reúna o time e comemore com todos que ajudaram direta ou indiretamente a alcançar aquela conquista.
4. Cursos e treinamentos
Invista na capacitação e especialização dos funcionários para ter um time qualificado e preparado para qualquer dificuldade. Os aprendizados de cursos e treinamentos podem ser aplicados na própria empresa.
5. Vídeos institucionais
O tráfego dedicado ao consumo de vídeos online está em alta. Não é coincidência, que os stories estejam invadindo todas as redes sociais e que as empresas estão cada vez mais dedicando tempo e recursos para a produção de vídeos. Aproveite esse recurso para compartilhar a história, os atributos e a visão do seu negócio.
6. Participações em eventos
Oferecer palestras e participar de eventos corporativos são ótimas oportunidades de expor a sua marca e desenvolver seu time para alcançar os objetivos da empresa. Incentive a participação dos seus colaboradores em eventos e capacitações.
7. Ambiente inspirador
Criar um ambiente inspirador faz a diferença para qualquer negócio. Planeje os espaços, a sinalização e a decoração da sua empresa de forma que os colaboradores se sintam em um lugar motivador. Organize espaços com as cores institucionais, prêmios e fotos das equipes.
Além disso, deixar a identidade da marca expressa no ambiente de trabalho é fundamental. Dessa forma, os colaboradores absorvem a forma como a empresa se comunica com os clientes e sociedade.
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