Estratégias servem para apontar as diretrizes de um negócio, traçar o seu caminho, melhorar o seu desempenho, auxiliar no alcance de objetivos, aumentar a competitividade e obter melhores resultados. Para o RH ser considerado estratégico, as estratégias do setor devem estar diretamente alinhadas com as da empresa, sejam elas em curto, médio ou longo prazo.
Pensar e desenvolver estratégias é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e quando há a união das estratégias do RH com as da empresa, o resultado se torna mais satisfatório, já que ambos vão estar sincronizados dentro das mesmas propostas.
Além de manter a sincronia das estratégias do RH e da empresa, faz parte do RH estratégico conscientizar e fazer com que colaboradores se comprometam com os objetivos, metas, valores e missão da organização, assim como criar um elo entre eles e as estratégias, para que possam desempenhar um melhor trabalho.
O RH estratégico não influencia apenas no desempenho dos colaboradores, mas reflete diretamente nos resultados da empresa. É também importante lembrar, que apenas pensar estratégias não traz resultados, é preciso executá-las e isso deve ser feito por pessoas comprometidas e competentes para alcançar o que foi proposto.
Depois de conhecer e entender o que é o RH estratégico, você vai saber como colocá-lo em prática. Confira:
- Conheça a fundo o modelo de negócio da empresa;
- Saiba quais são as metas;
- Entenda as dificuldades dos colaboradores;
- Compreenda a cultura da empresa, assim como seus valores e missão;
- Aprenda a trabalhar com dados e extraia tudo que for importante para desenvolver as estratégias do RH e da empresa;
- Observe se o RH é de fato fator de mudança e contribuinte para o sucesso a empresa. Se não for, reavalie sua estrutura;
- Comunique-se. Estratégias precisam ser compartilhada para todos da empresa;
- Certifique-se de que as estratégias estão claras e foram entendidas por todos;
Para que tudo isso funcione corretamente, é preciso que o profissional de RH esteja preparado para buscar soluções criativas e diferenciadas e deve estar atento às mudanças do dinâmico e exigente mercado externo. Além disso, o profissional e o setor de RH devem sempre manter o foco nos colaboradores, desenvolvendo ações que os motive, capacite, treine e proporcione o bem-estar, para que assim, as estratégias tenham significado e alcancem resultados positivos.