Acesso Rápido

Blog

O papel do líder: A rotina gerencial no varejo

21/07/2017

Gerir uma equipe não é uma tarefa fácil. Existem diversos fatores a serem analisados e atitudes a serem tomadas para melhorar o rendimento de uma equipe e manter o desempenho de uma empresa. E no varejo, não é diferente já que várias questões externas influenciam no resultado dos negócios.

Ser líder vai além de exercer as funções já conhecidas de um gestor, como coordenar equipes, designar tarefas e verificar o trabalho feito pelos colaboradores. A liderança exige pensamento estratégico e dinâmico para lidar com as possíveis adversidades do dia a dia. O líder precisa enxergar falhas e ao mesmo tempo, encontrar soluções para resolvê-las, junto com a equipe.

Dentro da rotina gerencial do líder no varejo, acompanhar o quanto a empresa conseguiu vender e crescer, assim como fazer a leitura e a análise de indicadores para a tomada de decisões são algumas de suas atribuições. Saber lidar com a as informações de resultados, é essencial, já que alcançar metas é fundamental para a área de vendas e a sustentabilidade da empresa.

No varejo, assim como em qualquer outro ramo de negócio, pensar no bem-estar do colaborador e trabalhar para fazê-lo se sentir motivado é imprescindível para que a empresa consiga alcançar bons resultados e bater as metas. Dar autonomia para que os colaboradores possam tomar decisões por si próprios é mais uma parte do papel de gestor, mas é preciso encontrar o limite e o ponto de equilíbrio.

No processo de gestão de pessoas também está incluído o planejamento de treinamentos para capacitar e qualificar a equipe. E no que diz respeito ao líder, é ele quem vai observar as demandas e necessidades que precisam ser desenvolvidas para melhorar o desempenho da equipe e determinar qual o melhor caminho.

Veja algumas dicas para ajudar você melhorar sua liderança:

# Seja referência

O líder é um modelo para os colaboradores e influencia diretamente em seu comportamento, afinal, você está onde muitos também querem estar.

# Dialogue

Feedback é fundamental para desenvolver um bom trabalho, tanto por parte do colaborador, quanto por parte do líder. Converse com sua equipe e ouça suas ideias e críticas.

# Crie metas

Meta é um estímulo no varejo para impulsionar o aumento de vendas. Além de ser um incentivo, as metas são um guia para alcançar um objetivo maior.

# Planejamento integrado

Planeje suas ações e defina estratégias juntamente com sua equipe, não há ninguém melhor que ela para apontar o caminho mais assertivo.

Ser líder é saber impor e ouvir na mesma medida. Um equipe só gerar bons resultados quando há uma gestão que a motive a alcançar as metas e objetivo da empresa. Da mesma forma, uma equipe é motivada se está bem gerida e direcionada de acordo com a visão da organização.

21/07/2017

Mais Postagem