A tecnologia está cada vez mais presente na rotina de trabalho desde as pequenas até as grandes empresas, em todos os segmentos de negócio e funções, das mais práticas às mais técnicas. Ferramentas digitais têm se tornado aliadas na otimização de tarefas diárias, ajudando no ganho de tempo e auxiliando a melhorar a produtividade.
As ferramentas digitais são fundamentais para melhoria da comunicação interna, auxiliam o RH a analisar de forma mais clara e objetiva dados e informações e facilitam na organização de tarefas. Existem processos dentro do setor de recursos humanos que precisam ser resolvidos de forma eficaz e dinâmica, como por exemplo, algumas questões administrativas e jurídicas. Dessa forma, as ferramentas são aliadas dentro dessas rotinas, tornando o RH mais ágil.
No post anterior, selecionamos algumas opções de softwares para auxiliar o RH no processo de recrutamento e seleção e automatizar essas etapas. No texto de hoje nós separamos algumas ferramentas digitais que vão ajudar a otimizar outras tarefas do RH:
Webfopag: essa é uma ferramenta que possibilita a gestão completa da folha de pagamento, da contratação à rescisão de contrato, tudo online.
Pontofopag: é um serviço online que gerencia o ponto e a produtividade dos colaboradores. Com ele, os processos de controle e índices de desempenho são mais ágeis e inteligentes. Além disso, a ferramenta permite o processamento de batidas em tempo real, gerindo de forma simplificada as faltas, afastamentos, férias, batidas irregulares e outras informações.
Slack: essa é uma ferramenta fácil de usar, que centraliza a comunicação interna em um só lugar e também permite a criação de diversos grupos de conversa. O Slack está disponível em todas as plataformas digitais e apresenta bom desempenho em mobile.
Salário BR: com essa ferramenta você pode pesquisar a média salarial de determinado cargo e estar sempre atualizado quanto ao valor recebido pelos colaboradores. O aplicativo está disponível apenas para o sistema iOS e na versão paga, oferece consultoria especializada em cargos e remunerações.
Runrun.it: é um gerenciador de tarefas e projetos e de fluxo de trabalho, que auxilia a produtividade do RH. Além desses atributos, essa ferramenta também possibilita uma comunicação de forma integrada, com indicadores de performance e entre outros instrumentos.
Wunderlist: essa é a ferramenta ideal para quem gosta de listas. O Wunderlist permite criar e organizar listas de tarefas, que podem ser compartilhadas e trabalhadas em conjunto com outros colaboradores, facilitando o trabalho em equipe. Faça anotações, defina datas de entrega, receba notificações, crie lembretes e não esqueça de nenhuma tarefa.
Trello: ainda na linha das listas, o Trello é mais uma opção para ajudar você a manter a organização de suas tarefas, com o gerenciamento de projetos de forma versátil e que pode ser ajustado de acordo com as necessidades do usuário. As informações são dispostas em quadros e por assunto. Ele pode ser utilizado em qualquer plataforma digital e em todos os sistemas operacionais.
Com essas dicas de ferramentas digitais, você vai poder transformar o seu RH, deixando-o mais eficiente e produtivo, além de automatizar tarefas e otimizar o tempo da sua equipe.