O endomarketing é um conjunto de ações, vindas da junção das estratégias do marketing interno, aliadas às atividades da área de Recursos Humanos, com apoio de líderes e gestores. O seu objetivo é engajar colaboradores, atrair profissionais qualificados, reduzir a rotatividade dos mesmos e aumentar a motivação. Esse é um recurso voltado para as atividades internas de uma organização, com foco no colaborador e em quem faz parte do negócio.
Um das ações do endomarketing é pensada para o bom relacionamento e a integração do público interno de uma organização, o que é essencial para manter o crescimento e torná-lo contínuo. Nesse aspecto, o endomarketing é uma ferramenta que auxilia no estreitamento de relações, seja entre o colaborador e a organização ou entre os próprios colaboradores.
A aproximação gerada pelas ações do endomarketing viabilizam uma comunicação direta e eficaz entre todos os membros da organização, independente do cargo, e cria uma atmosfera de trabalho propícia ao desenvolvimento e ao aumento da produtividade.
Os colaboradores são quem fazem uma empresa se movimentar, mas para que ela possa se mover em direção ao crescimento, é essencial pensar em seu bem-estar, motivação e satisfação. Colaboradores que trabalham não apenas por obrigação, mas sim por prazer, por gostar do ambiente em que estão e da atividade que desenvolvem, produzem melhor e com mais qualidade e influenciam diretamente nos resultados da empresa.
Quando a empresa se preocupa com as necessidades do colaborador e ouve o que ele tem a dizer, a confiança para com a empresa se firma e o resultado é o fortalecimento do compromisso e da lealdade. Estar aberto a escutar suas opiniões e sugestões, faz com que os colaboradores sintam-se parte da organização.
Ações de endomarketing são fundamentais na gestão de pessoas em organizações. Valorizar o desempenho do colaborador, ouvir o que ele tem a dizer, pensar em seu bem-estar e oferecer um ambiente de trabalho agradável são alguns dos fatores essenciais para ter colaboradores mais dispostos, que vão produzir com mais qualidade, que vão ser capazes de transformar problemas em oportunidades de crescimento e vão ser mais produtivos, alcançando melhores resultados.