Devido a crise econômica e suas consequências, alguns consumidores não estão conseguindo cumprir com suas obrigações financeiras. Por isso, mais importante que vender e gerar lucro, é fundamental assegurar que sua empresa estará livre de atrasos e inadimplências.
Vamos te ajudar a realizar uma análise de crédito mais eficiente. Confira as dicas:
Solicitação de dados cadastrais
O mais importante é solicitar dados de identificação do cliente como nome, RG e CPF, data e local de nascimento, nome do pai e da mãe, dados de contato (telefones, email e endereço), dados sobre a forma de ganhar dinheiro (ocupação, renda e empregador) e dados sobre o cônjuge quando for casado. Informações profissionais também não necessárias, bem como as possibilidades e meios de pagamento que o cliente possui.
Esses parecem ser passos bem simples e comuns dentro das empresas, mas o importante de todo esse processo, é confirmar a veracidade dos dados.
Análise de documentos
Solicite os documentos de identificação captados anteriormente de forma física. Além disso, não se esqueça de pedir ao cliente que apresente um comprovante de renda e residência, realizando a conferência dos documentos.
Análise de restrições
Tendo como base os dados captados, agora é preciso verificar se existe algum pagamento pendente em instituições bancárias ou em outras empresas. Como de costume, também é necessário consultar o nome do cliente nos registros do SERASA E SPC. Sua empresa precisa ter acesso a esses serviços. É uma garantia que protege contra futuras complicações.
Essas são apenas algumas dicas para realizar uma boa análise de crédito e proteger sua empresa nas mais diversas situações. Para preparar sua empresa de forma mais completa, consulte nossa agenda de Cursos de Capacitação e participe do curso “Análise de Crédito e Cobrança de Inadimplentes”: www.aemflo-cdlsj.org.br/capacitacao