A inteligência emocional nada mais é do que a capacidade de se autoconhecer e também de conhecer o próximo através dos sentimentos. E tem-se utilizado cada vez mais a inteligência emocional na esfera profissional para gestão de equipes e produtividade, a partir das competências humanas individuais de cada colaborador.
Veja algumas dicas para desenvolver sua inteligência emocional:
De olho no comportamento
É fundamental que você conheça suas próprias forças, fraquezas, limitações, assim como também é preciso prestar atenção em cada profissional da sua equipe e perceber como cada qual lida com as situações. E saiba aproveitar o melhor de cada um para formar um time alinhado e com múltiplas competências.
Evite emoções negativas
Controle seus impulsos. Antes de reagir negativamente, encontre o lado positivo da situação e, de forma filtrada, repasse à equipe.
Encare a realidade
É lógico que existem situações estressantes e que nem tudo são sempre "flores". Por isso, encontre o equilíbrio em cada uma das situações e se for preciso, levante, tome um café, lave seu rosto ou tome um ar fresco. Pensar antes de agir é uma excelente estratégia.
Coloque-se no lugar do outro.
Isso nada tem a ver com “se eu fosse você, faria assim...”. A empatia tem a ver com você se colocar no lugar do outro, sendo o outro. Mas como isso? Imagine que você é aquela pessoa, com sentimentos desta pessoa, com um estilo de vida diferente do seu, que mora sozinho ou não, que é tímido ou não. Se transporte, sofra as influências que aquela pessoa costuma sentir e, então sim, faça suas considerações.
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