Com o aumento constante da concorrência, as empresas estão cada vez mais procurando por inovações e equipes multiprofissionais para alavancar seus produtos e serviços no mercado.
Na área comercial, as exigências são as mesmas. Quem pensa que um representante comercial tem como única função a de vender, está enganado. É preciso ter boa comunicação, executar multitarefas e promover um bom relacionamento com os clientes.
Com tudo isso bem alinhado, será mais fácil para o empreendedor atingir seus objetivos. Afinal, uma área comercial bem preparada e qualificada, “bons frutos são plantados e colhidos”, em menor tempo.
Para tanto, apresentamos a seguir algumas dicas para desenvolver sua equipe de vendas e solidificar seus conhecimentos comerciais.
1. Integre o setor comercial com os demais setores
Os colaboradores da área comercial precisam estar alinhados com as informações e alterações dos produtos/serviços para que consigam esclarecer as dúvidas dos clientes. Além disso, precisam trabalhar em conjunto com o Departamento de Marketing, para traçar estratégias de divulgação das novidades.
2. Estipule metas diárias
As metas diárias ou semanais são importantes e servem de parâmetro do desempenho do vendedor, a curto prazo. Algumas métricas tornam-se primordiais, como analisar a quantidade de prospecções; negócios possíveis; negócios fechados e taxa de conversão de cada fase do funil de Vendas.
3. Estabeleça uma relação saudável com a equipe
Todo início de turno do colaborador, pergunte como está o andamento do trabalho de forma individual, ofereça ajuda no que for necessário. Afinal, para que a equipe obtenha sucesso e sinta-se sempre motivada, é necessário ter essa boa relação.
4. Controle suas vendas de forma automatizada
Para a gestão de vendas, use uma ferramenta que permita a junção de todas as atividades realizadas e assim, otimize tempo. Várias ferramentas de gerenciamento e planejamento de vendas são oferecidas no mercado atualmente, como o CRM, Pipedrive. criado na Estônia e adorado pelas startups do Vale do Silício, Agendor; Zoho; RelateIq; Signals by Hubspot; Rapportive; Boomerang, entre outras.
5. Reconheça os resultados alcançados
Toda meta alcançada ou superada deve ser reconhecida pela empresa. Várias ações podem ser aplicadas na equipe, como uma campanha motivacional, uma gincana com premiação, uma carta de reconhecimento, entre outras. O importante é valorizar quem traz excelentes resultados para seu negócio!
6. Invista na qualificação
É fundamental investir na capacitação da equipe, para que os colaboradores estejam preparados para lidar com as demandas desafiadoras da área comercial. Quer colocar tudo isso em prática para alavancar ainda mais o seu negócio? Confira a agenda de Cursos, e participe do curso: Programa de Desenvolvimento Comercial - Avançado.