Etiqueta nas Relações Empresariais. O termo dá um certo susto para você? Não se preocupe, o conceito é muito simples. Ter etiqueta no mundo empresarial é ter ética profissional e bons comportamentos que visam reduzir conflitos, dúvidas, suspeitas e mal-entendidos, aumentando a parceria e a confiança nas relações corporativas e de negócios.
Colocar em prática as normas de etiqueta profissional no dia a dia pode ser o diferencial na sua carreira. Ainda não sabe quais são elas ou quer se atualizar? Oferecemos aqui algumas dicas de comportamento exemplares no ambiente corporativo.
Cordialidade
Lembra daquela premissa “trate os outros como gostaria que fosse tratado”? É importante ter essa visão em qualquer ambiente, principalmente no mundo empresarial. A educação e cordialidade são fundamentais no convívio com os fornecedores, clientes e colaboradores da empresa, seja com um simples “bom dia” ou algum outro cumprimento.
Saiba lidar com imprevistos
Você sabe que até a mais repetitiva rotina de trabalho pode sofrer imprevistos? Nesta hora, é importante ter jogo de cintura para sair da situação de risco. Ouça a opinião dos seus parceiros de trabalho, mesmo que seja divergente, e tente chegar na solução do problema.
Seja pontual
Tenha atenção redobrada para o horário de reuniões e eventos, e não se atrase. Cuide com o celular ligado, e evite falar sobre assuntos pessoais nos encontros de negócios. Lembre-se que você não está lá para diversão, mas representando sua empresa.
Atendimento ao telefone
A receptividade nas ligações deve ser a mesma quando o atendimento é presencial. Quando atender, seja simpática(o) e prestativa(o).
Adeque-se ao dresscode
Nem toda empresa possui uniformes, mas, nessa hora é importante colocar em prática o bom senso. Sabemos que existem vestimentas que não são adequadas para o meio corporativo. Tente usar aquilo que se parece mais próximo com a realidade empresarial. Caso sua empresa tenha uniforme, faça o uso corretamente.
Capacite-se
Para colocar todas essas e muitas outras dicas em prática, a AEMFLO e CDL-SJ promoverão o Workshop - Comportamento e Etiqueta nas Relações Empresariais, no dia 18 de Julho. Não fique de fora dessa, inscreva-se!