Qualquer empresa que deseja prosperar no mercado e manter resultados e crescimento constantes precisa definir sua cultura organizacional de maneira muito clara. A cultura organizacional funciona como uma filosofia da empresa, sendo responsável por determinar os valores, hábitos, comportamentos, políticas internas e tudo o que se refere à maneira de atuação da empresa.
Uma boa cultura organizacional é capaz de direcionar o comportamento dos colaboradores, contribuindo para que todos os membros da instituição caminhem em direção a um único sentido: atingir as metas e objetivos da empresa.
Confira 3 dicas para melhorar a cultura organizacional de sua empresa.
Os líderes devem ser os maiores representantes da cultura organizacional de uma empresa. E, justamente por serem líderes, devem servir de exemplo para os colaboradores e mostrar, na prática, a cultura organizacional da empresa. Seja exemplo! Funcionários que aprovam a conduta de um bom líder tendem a seguir seus passos e, com isso, o fortalecimento da cultura organizacional é muito maior.
Se trabalhada da maneira correta, a comunicação interna pode ser uma das principais táticas para espalhar a cultura organizacional dentro da empresa. Todos os colaboradores, sobretudo os mais novos, devem estar em constante contato com a filosofia que orienta as ações da empresa e, promover a comunicação interna, através de banners, murais, intranet é um importante passo para que isso se concretize. Quando o colaborador não sabe qual caminho seguir, ele tende a criar o seu próprio e pode ir contra os princípios que regem a cultura organizacional em questão.
Para que se leve a cultura organizacional adiante é preciso que sua empresa encontre as pessoas certas. Na hora de contratar um novo colaborador, mais do que analisar currículo, é preciso verificar se o possível candidato se encaixa na cultura organizacional da empresa. Um candidato pode até ter um currículo impecável, mas se ele não se identificar com a cultura da empresa, isso pode se tornar um problema em longo prazo.
A cultura organizacional, ao atuar como direcionadora das ações de uma empresa, desempenha papel importante para o sucesso do negócio. Caso a cultura não esteja clara e não seja transmitida aos colaboradores, a empresa pode enfrentar conflitos de tarefas, problemas internos, práticas que não são efetivas e, tudo isso, pode colocar em risco os resultados que a empresa almeja alcançar.
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