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Como elaborar um Planejamento Estratégico eficaz?

19/04/2018

Planejar e implementar, esse é o lema para quem possui um negócio para gerir e esperar dele excelentes resultados. As experiências diárias podem servir como base, mas é preciso ter um senso voltado aos negócios para empreender com sucesso. Para isso, o empresário precisa deixar alinhado o discurso e a prática, traçando os reais objetivos da empresa.

O planejamento estratégico é uma das mais importantes práticas administrativas e pode ser aplicado em organizações que já estejam estabelecidas, independente do porte, segmento, quantidade de colaboradores ou de filiais.

Para alcançar resultados efetivos, seguir um planejamento eficaz. Por isso, destacamos CINCO PASSOS para o desenvolvimento do seu planejamento estratégico:

1 – Definir a missão corporativa da empresa

Determinar a razão da sua existência e para onde os esforços diários serão direcionados. Para definir a missão, é preciso responder a perguntas como: Qual é o nosso negócio? Quem são e qual perfil dos nossos clientes? Os clientes são específicos ou nossos produtos são para consumo geral? As respostas contribuirão para formar o cenário para definir a missão e consequentemente determinando a razão da nossa existência, qual é o nosso negócio e o propósito pelo qual trabalham os sócios e colaboradores.

Os valores ou princípios devem ser também definidos em conjunto com os colaboradores e baseados na crença segundo a qual a empresa atuará, tornando-se sua própria identidade.

2 – Análise da situação da empresa

 A ferramenta chamada Diagnóstico Empresarial deve ser utilizada nessa segunda etapa, para auxiliar no levantamento de dados e informações para ter segurança no próximo passo de planejamento estratégico.

É importante conhecer os resultados e comportamentos da empresa nos anos anteriores e analisar o ambiente externo como: os concorrentes, o mercado consumidor e as tendências futuras do segmento.

A Análise SWOT é uma ferramenta que deve ser utilizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing ou no planejamento estratégico da empresa. A sigla Swot, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois são justamente os pontos a serem analisados.

3 – Formular os objetivos da empresa

 Após a definição da missão, conhecer a situação externa e a capacidade interna da empresa, é possível definir os objetivos com metas realistas e executáveis.

Com objetivos e metas possíveis, a empresa poderá contar com a energia e a motivação de todos os colaboradores e não desperdiçará seu potencial focando em metas insignificantes ou impossíveis de serem realizadas.  

4 – Formular estratégias

Definir a estratégia é planejar como serão executadas as tarefas e quais as ações necessárias para alcançar os objetivos da empresa. As tarefas deverão ser atribuídas aos colaboradores, fazendo com que todos conheçam as metas individuais e os objetivos gerais. É o momento em que os gestores deverão justificar as metas, definir módulos, e capacitar a equipe responsável pelos indicadores ou ações.

5 – Implementação, feedback e controles

Durante o período de execução das ações é necessário construir e implantar mecanismos de controle para medição dos resultados. O tempo de medição poderá ser mensal, bimestral, trimestral ou semestral. O menor espaço entre as medições permite a aplicação, se necessário, de ações corretivas, preventivas ou melhoria dos processos, ampliando a possibilidade para que o resultado planejado seja alcançado.

O ciclo de gerenciamento para atingir as metas e para a melhoria dos processos poderá ser amparado pela metodologia chamada PDCA, uma metodologia que proporciona melhora contínua de processos por meio de planejamento e medição de resultados e é utilizada por empresas de todos os portes e segmentos. 

19/04/2018

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