Investir em um setor de RH é sem dúvida uma das vertentes que leva as empresas a se destacarem no mercado. Contudo, para que isso se torne realidade, é preciso que as empresas desenvolvam uma estrutura para este importante setor que lida com pessoas. É função do RH pensar e executar ações pertinentes às pessoas, descobrir novos talentos, abordar novos processos para serem melhorados e implantados, de forma que toda a equipe se destaque e produza com mais qualidade.
Para as pequenas e médias empresas, criar um setor de RH pode ser mais difícil, mas com um pouco de criatividade, essa ideia pode se tornar realidade! Confira algumas dicas que podem dar o start para o seu setor de Recursos Humanos:
A ideia é criar uma ficha com perguntas técnicas e pessoais, além de, claro, valorizar o recrutamento interno, dando oportunidades aos profissionais que se encaixem nos perfis procurados.
É importante que os funcionários conheçam as regras da empresa, seus benefícios, obrigações e tudo que regem esse regulamento.
Pequenas ideias como um mural, e-mails ou revistas informativas auxiliam nesse processo de troca de informações internamente, além de aproximar e criar vínculo com as equipes.
Ofereça cursos que desenvolvam habilidades dos funcionários. Além de agregar conhecimento ao seu negócio, se bem direcionado, ainda valoriza seu colaborador!
A maioria das pessoas tem a necessidade de ser avaliada e todos nós temos a inteligência necessária para evoluir. Por isso, a importância de criar práticas de feedback - e isso inclui destacar os pontos a serem melhorados e também valorizar aqueles que são destaque. É um trabalho constante, de longo prazo, mas com resultados promissores.