Por muito tempo, as empresas contrataram profissionais baseando-se em suas experiências, habilidades técnicas e raciocínio lógico. Contudo, pesquisas recentes comprovaram que outro fator tem importância primordial no desempenho de um trabalhador: a inteligência emocional.
Estudos realizados pelo psicólogo Daniel Goleman, na década de 1990, por exemplo, mostraram que 90% da diferença entre indivíduos com grande sucesso pessoal e profissional e aqueles com desempenho mediano está diretamente relacionada a fatores comportamentais, muito mais do que as habilidades e competências técnicas desenvolvidas ao longo da vida.
Diante desse cenário, as empresas têm se atentado cada vez mais para o aspecto emocional de seus funcionários e gestores. A seguir, você confere por quê a Inteligência Emocional é tão importante para o sucesso de uma organização.
A Inteligência Emocional pode ser definida como uma série de qualidades relacionadas a aspectos psicológicos de cada indivíduo. São competências emocionais que contribuem para que cada pessoa se expresse melhor, tenha confiança e autocontrole, consiga gerenciar momentos de crise, saiba se relacionar, etc. Enfim, Inteligência Emocional é saber lidar com nossas emoções e, também, com as emoções alheias de forma positiva.
A Inteligência Emocional se tornou condição fundamental nos ambientes corporativos. Saber trabalhar sob pressão, evitar estresse, lidar com colegas de trabalho complicados e conseguir gerenciar crises, por exemplo, são condições e características que contribuem para o aumento da produtividade e crescimento da empresa.
Um profissional com Inteligência Emocional bem desenvolvida consegue cumprir todos os itens citados anteriormente, por mais que o cenário de sua empresa não seja dos mais favoráveis. Toda empresa passa por crises ou momentos difíceis e é nessa hora que o profissional deve mostrar seu valor e saber trabalhar sua Inteligência Emocional da melhor maneira possível, a fim de contribuir com o quadro da empresa. Por isso, funcionários com quociente emocional elevado têm se destacado no mercado de trabalho e ganhado a atenção de líderes e gestores de empresas.
Líderes e gestores, por sua vez, são os profissionais que mais devem trabalhar a Inteligência Emocional a favor da empresa. Como estão à frente das organizações, se forem emocionalmente inteligentes conseguem obter muito mais resultados do que líderes que possuem apenas capacidades técnicas e lógicas para gerenciar um negócio.
O líder ou gestor com boa Inteligência Emocional consegue ser mais motivado e determinado, evitando conflitos entre funcionários, ampliando a produtividade da equipe, gerenciando crises mais facilmente e contribuindo de maneira significativa para o crescimento da empresa no geral.
O mercado de trabalho necessita de profissionais flexíveis e capacitados para lidar com as situações mais adversas dentro de uma empresa. Funcionários, líderes e gestores, se emocionalmente inteligentes, são capazes de estimular o respeito, motivação, produtividade, organização e tantos outros fatores que são de grande valor para as organizações e contribuir, assim, para o sucesso do empreendimento.
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