Com certeza você já viu várias dessas frases pela Internet: “Limpe seu nome no SPC grátis” “Limpar nome com restrição no SPC”. Isso significa que muitas pessoas estão querendo limpar seu nome no SPC e essa situação pode acontecer com qualquer um. A maioria das pessoas descobre que seu nome está com restrições quando vai comprar ou financiar algo. Nessa situação, as instituições entendem que você não tem condições de pagar pelo o que quer comprar. Por isso é muito importante resolver essa situação o mais rápido possível.
Para evitar esse tipo de problema, vamos listar 5 dicas para você limpar seu nome do SPC:
1- Saiba qual a razão ou banco colocou seu nome no SPC
Se você não souber qual foi a empresa, comércio ou banco que negativou, pegue o CPF e RG e dirija-se à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ou à Associação Comercial mais próxima em sua cidade e solicite a consulta.
2- Negocie com o banco ou empresa que você está devendo
Não tem outra maneira. O nome só ficará limpo com a conta paga. Mas dá para tentar reduzir o valor, descontando juros e multas. Tudo vai depender da disponibilidade da empresa ou banco em fazer um acordo.
3 - Cheque devolvido? Título protestado?
Nesses casos, é necessário limpar o nome no banco e no cartório. O banco ou cartório poderá cobrar uma taxa.
4- Guarde o comprovante de pagamento
No momento que receber o comprovante, confira se o valor está correto, e se os juros e multas foram incluídos.
5- Verifique se seu nome saiu do SPC
A empresa tem até 5 (cinco) dias úteis para tirar seu nome do SPC e Serasa. Fique atento ao prazo, e qualquer irregularidade entre em contato com a mesma.
É um processo trabalhoso, porém valerá a pena, afinal você terá condições de realizar compras e financiamentos.