Uma das ações fundamentais para aumentar a lucratividade e otimizar processos está na administração eficiente do tempo. Para isso, é necessário colocar em prática algumas atitudes simples, que podem ajudar você a se organizar melhor e produzir ainda mais.
Selecionamos 3 práticas para uma administração do tempo eficiente. Confira a seguir:
Aprenda a eleger prioridades
Com tantas demandas e funções, às vezes é difícil enxergar uma solução para conseguir resolver tudo no tempo estipulado. A melhor saída nesse caso está em eleger prioridades. Uma boa dica é na primeira hora do dia, listar as tarefas do dia por prioridade. Pode ser em um papel mesmo, para que fique à vista e você possa consultar durante o dia. As mais importantes e que levarão mais tempo, deixe entre as primeiras. Assim você conseguirá focar no que é mais trabalhoso, deixando as mais rápidas e simples para o final do dia. Essa prática faz com que você concentre toda a energia nas maiores demandas e não fique tão desgastado. Se por acaso não der tempo de completar a lista de prioridades, não precisa ficar preocupado, afinal você já completou as tarefas mais urgentes e mais importantes.
Como lidar com a procrastinação
Esse é um problema que veio com a Era da Informação. Hoje existem tantas formas de distrações, como smartphones, redes sociais, vídeos online, entre outros, que passar um tempo consumindo informação acaba sendo muito mais atrativo do que ser produtivo. Todas essas ferramentas e meios de comunicação e interação são muito importantes em nossa sociedade, contudo, podem atrapalhar e muito no rendimento durante o trabalho. É muito fácil perder o foco diante de tantas informações. Por isso, é necessário manter uma conduta durante o período de trabalho, fazendo com que você consiga cumprir prazos. Separe momentos específicos para checar as redes sociais, sites de notícias etc. Tenha esse momento como uma recompensa pelo trabalho feito e reserve um tempo também para relaxar a mente.
Descubra a maneira mais eficiente de gerir os e-mails e telefonemas do dia a dia
Assim como os momentos de distração e procrastinação, é necessário gerenciar o momento que você passa no telefone e conferindo e-mails. De certa forma, essas ações acabam interferindo na sua produtividade. Defina horários específicos do dia para os e-mails e realizar ligações, a não ser que seja algo muito urgente.
Esperamos que tenha gostado das dicas e consiga aplicá-las para tornar seu trabalho ainda mais produtivo! Confira em nosso blog mais artigos e dicas