Acesso Rápido

Notícias

Sua empresa precisa estar em todas as redes sociais?

22/12/2016

Facebook, Instagram, Snapchat, LinkedIn, Twitter, Pinterest... são tantas redes sociais e as novidades não param, sempre há uma nova aposta ou algum aplicativo do "momento". Em um mundo cada vez mais digital, a dúvida é se as empresas precisam estar presentes em todas elas? Na verdade, a resposta é não. Aqui vale a máxima: quantidade não é qualidade. Para o empresário da Webi e consultor de marketing digital, Rodrigo Maciel, a empresa precisa entender seu nicho e quais redes sociais esse nicho utiliza. “Uma empresa coorporativa, por exemplo, não pode deixar de estar no LinkedIn. Já para uma empresa de roupas ou decoração, o Instagram é a rede social ideal”, revela.

 

Rede social, como o nome já diz, é para socializar e isso só acontece quando a empresa deixa de fazer monólogo e conversa com a sua audiência. Não podemos só falar da gente. Eu costumo dizer que a empresa tem que sair do patamar CNPJ e se tornar um CPF”, relata.

 

Hoje, existem mais de 200 redes sociais nichadas no mundo, mas se for para escolher uma, o Instagram é líder, conta Maciel. É a rede social que as empresas mais conseguem impactar e se relacionar”, diz ele. Já as empresas que utilizam as redes sociais mais para branding, para fortalecer a marca, precisam estar no Facebook, Youtube e LinkedIn, reforça. 

 

Para finalizar, Rodrigo Maciel dá algumas dicas para as empresas se destacarem nas redes sociais:

 

1 – Seja autêntico e não copie fórmulas;

 

2 – Seja consistente. Não adianta postar algo no dia 1º de um mês e depois só no dia 20. O ideal é que sejam feitos três posts por semana em cada rede social;

 

3 – Entregue o seu melhor. Mostre tudo que você oferece, sua expertise e o que você pode agregar para os clientes;

 

4 – Explore o dia a dia da sua empresa. Mostre um momento de confraternização, aniversários, como um produto é feito, etc;

 

5 – Exerça a lei da reciprocidade. As pessoas curtem e compartilham o seu conteúdo, então em troca dê algo para eles, como promoções, conteúdos exclusivos, realize eventos;

 

6 - Não tem problema replicar um post de uma rede social para outra, mas não utilize a mesma linguagem em todas.

 

22/12/2016

Mais notícias